RETORNAR ÀS NOTÍCIAS - Governo vai reduzir IRS para aliviar a classe média


05-06-2023 19:44h Vários

O Governo está a ponderar a criação de um novo escalão de IRS com vista a reduzir os impostos pagos pela classe média. Mas mesmo que essa opção não avance, está decidido que a carga fiscal vai descer para quem tem rendimentos médios.

 

“O que conta é o resultado final” e “é seguro que o IRS vai baixar”, garante uma fonte do Governo ao Correio da Manhã (CM).

O jornal adianta que uma das hipóteses para isso acontecer é a criação de um novo escalão de IRS entre os actuais sexto, sétimo e oitavo que é onde ocorre o maior intervalo de rendimentos nos nove escalões existentes.

A ideia passa, portanto, por fazer um ajustamento neste intervalo com a criação de um novo escalão. Todavia, ainda não é certo que seja esse o caminho para a desejada redução da carga fiscal da classe média.

No Plano de Estabilidade para o período de 2023 a 2027 que foi apresentado em Abril passado, já se prevê uma redução da carga fiscal da ordem dos 400 milhões de euros em 2024.

 

Aquando da apresentação desse Plano, o ministro das Finanças, Fernando Medina, falou da intenção do Governo de aliviar o que as famílias pagam de IRS, com a implementação de uma “política de desagravamento fiscal”, com vista a uma “melhoria dos rendimentos daqueles que vivem do seu trabalho”.

Nos primeiros quatro meses de 2023, a receita do Estado em IRS esteve entre as que mais aumentaram, com um crescimento de 16%, atingindo os 733,8 milhões de euros, conforme dados do CM.

   ZAP //

02/06/2023